domingo, 21 de julho de 2013

A Espiritualidade de todos nós: Racionais - Descanso - Sociais


Somos racionais
Os seres humanos são pessoas que sabem que existem, e se preocupam com isto. Uma preocupação que já revela que somos racionais, pois conscientes de que existimos. São estes os momentos em que lembramos o que vivemos ontem, tentando organizar a vida de hoje, já olhando de relance para o que viveremos amanhã. Enfim, temos consciência de que existimos e, tomara, percebemos que muito mais gente existe deste jeito, assim como nós. 
E reconhecer nossa racionalidade é o primeiro degrau da escadaria saudável da Espiritualidade. Começamos a enxergar quem e o que somos. Gente. Pessoas humanas, racionais, com pensamentos e sentimentos diversos. Vivendo cada instante, de dentro pra fora, e tudo a partir de um corpo físico – que carrega em si muito mais que simplesmente o “físico”. Tomar consciência de quem somos. Eis a primeira verdade e valor da Espiritualidade.
A segunda compreensão – fundamental, é saber que agora que existimos, precisamos prestar atenção para o “como” podemos bem existir. Isto passa pelo entendimento de que nossa vida como pessoas que pensam e sentem, acontece, absolutamente - fisicamente. Portanto, não há vida espiritual sem que cuidemos da vida “física”, tanto de nosso corpo e também do meio ambiente – o planeta. Pois ninguém vai existir sem o “físico”- sem corpo e sem o mundo.
É preciso racionalmente tomar consciência e conscientemente assumir o controle e direção desta nossa realidade existencial fundamental: vivemos “em” um corpo físico e “dentro” de um planeta igualmente material. Portanto, não há Espiritualidade que amadureça sem a compreensão e valor devidos ao corpo e mundo físicos, essenciais a todos nós.
A Espiritualidade da humanidade aparece quando a racionalidade que nos dá consciência da existência – consegue ensinar primeiro, que só existimos espiritualmente, se a vivenciamos fisicamente. Não há espiritualidade saudável, nem razoável sem esta compreensão.



O Descanso
Existimos como pessoas quando vivemos nossa vida mental e emocional fisicamente. E desde sempre eu, você e todos que conhecemos aguardam a chegada do fim de semana – este tempo de descanso “físico” a cada sete dias. Mesmo quando não ocorre aos sábados e domingos, ainda notamos que, de um jeito ou de outro, todos procuramos parar as atividades ao menos uma vez na semana.
Mesmo sem identificar a origem desta “parada semanal”, e mesmo pensando que é mais parte da cultura do que de nossa essência como pessoas, aguardamos - e bem aproveitamos o descanso semanal que todos conhecemos. E faz uma diferença.
Você já tentou trabalhar ou estudar – mantendo atividades sem descanso, por mais de 7 ou até 10 dias? E acima deste tempo, uns 15 dias ou mais? Assim como nos é comum acordar ou somente despertar no mesmo horário dia a dia, mesmo que seja sábado ou domingo; sabemos que após o almoço ou no meio da tarde, surge a necessidade de cochilar ou dormir por, ao menos, umas duas horas. É o “descanso” físico-mental básico que a semana dias vividos exige. Não há como escapar. Uma nova semana que inicia sem um dia de descanso no meio dela irá cobrar de todos nós uma desatenção e desinteresse que tem nome: cansaço existencial. Não somente corporal, pois as emoções e pensamentos caminham junto com o físico nosso de cada dia.
O que importa é perceber que esta “freada” de atividades é uma orientação que tanto reconhece quanto respeita, a nossa espiritualidade. Pois ainda que seja possível manter a saúde física fortalecida através de remédios e treino, isto não nos fornece uma saúde integral – mente, corpo e sentimentos em equilíbrio e saudáveis. Isto ocorre porque a nossa “pessoa” inteira não existe somente fisicamente.  E aqui entra a Espiritualidade – a realidade de que somos pessoas com corpo e alma, exterior e interior, um ser único, que não existe somente num aspecto. Ou vivemos integralmente, ou não vivemos. Daí a necessidade do descanso existencial, que nos trata como seres espirituais – nem somente físico e nem somente sentimentos.
O descanso semanal ensina que somos mais do que enxergamos. O valor da Espiritualidade apresenta e representa um ser mais completo do que imaginamos, e por isso chega mais perto de bem cuidar da nossa vida. Ou cuidamos inteiramente de quem somos ou não cuidamos realmente de nós mesmos.
Bom descanso.



Somos naturais e sociais
Desenvolver uma existência espiritual ou viver a vida com Espiritualidade requer agir racionalmente. O primeiro raciocínio é perceber que existimos, sentindo e pensando num corpo físico. Só lembrando. Somos assim. Nem anjos pensantes sem corpo, nem mulas com corpo sem entendimento. Somos seres humanos – emoções e reflexões que vivem corporalmente. Saber disto é o passo primeiro para viver a vida com Espiritualidade.
Como vivemos tudo que somos fisicamente, quando o corpo não descansa, a mente e os sentimentos sucumbem. E o contrário também. Somos seres espirituais. Tudo junto existindo agora. Portanto, viver a partir da Espiritualidade é também, descansar. Bom descanso.
Descansar espiritualmente é um ato que envolve a natureza física que nos permite viver – este planeta; e as pessoas físico-sentimentais-pensantes que também nos permitem viver. Dependemos de ambos – pra viver. Por isso, direcionar nossa vida a partir da Espiritualidade é acrescer ao nosso cotidiano um descanso existencial semanal que requer aproximação com a natureza e, também com as pessoas. Eis uma Espiritualidade saudável e acessível – e necessária a todos nós.

Um descanso semanal solitário e individualista, e grandemente tecnológico – haja TV, nos afasta tanto da natureza quanto das pessoas. Mas, viver a partir da Espiritualidade exige descansar junto ao planeta terra e aos seres humanos de plantão. Afinal, somos seres naturais e sociais. Física e emocionalmente estamos entrelaçados ao planeta e ao próximo. Ou descansamos cuidando da essência da pessoa que somos ou não há Espiritualidade que aguente. É preciso sair ao mundo e ir ao próximo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário