segunda-feira, 2 de julho de 2012

Cristianismo e Cultura - Rock´n roll

A Graça Comum de Deus é importante doutrina cristã que tomou forma e bem se desenvolveu conforme o pensamento de João Calvino.
Ao reconhecer a origem do homem e de todo seu potencial a partir da Ação Criadora de Deus, e o desenrolar da vida humana ocorrendo debaixo da Soberana vontade divina; percebeu João Calvino que o que honra e dignifica ao Senhor não é somente o que está conforme a Graça Especial do Evangelho de Jesus, nem necessariamente o que está conforme as orientações religiosas. Deus é honrado e dignificado como Criador e Senhor quando o ser humano usa seu potencial de dons e talentos a fim de organizar e enriquecer a  sociedade dos homens - projeto e propósito de Deus na Criação do mundo dos humanos. 
Desta forma, a cultura humana não surge do potencial do homem pecaminoso, mas sim, tem origem exatamente quando o homem foi por Deus criado e se organiza a partir dos dons e talentos ali aos humanos doados - um favor divino e por isso, Graça Comum de Deus aos homens.
A partir deste entendimento, Calvino libertou os dons dos homens para a formação da vida social da humanidade, livrando-os das regras da religião, seja da religião romana, seja da religião anabatista ou da religião puritana - que sempre buscaram tutelar a cultura. 
João Calvino, porém, advindo o Evangelho, percebeu que era tempo de não mais tutelar a cultura, mas sim, liberta-la aos propósitos soberanos de Deus - seja da Graça Comum para riqueza da vida social, seja da Graça Especial para iluminação espiritual da alma do homem. Pois o relacionamento com Deus em Jesus e no governo do Espírito Santo permite e provê uma liberdade de adoração e temor maduros do homem para com o Senhor. 
E a música e seus ritmos e tons é exatamente fruto da cultura humana, e que deverá servir tanto para enriquecer a Graça Especial, como também se faz digno e honrado quando alegra a festividade do homem comum em seu cotidiano social. Pois Deus assim nos provê e governa. Ainda que possamos debater e refletir acerca do uso e propósito do ritmo Rock para a Adoração e Louvor no Culto orientado ao Evangelho do Senhor; não podemos desprezar este ritmo enquanto boa obra da cultura humana. Importando reconhecer que, ao servir-se de letras e valores cristãos em seu uso, adquire o ritmo "rock" ainda maior valor. Afinal, todo som e melodia comuns à humanidade e que nada comunicam do Cristianismo, já se fazem ação cultural digna para com Deus. Quanto mais, então, um bom ritmo envolto em letras da Graça Especial assim o será. Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário