sexta-feira, 27 de julho de 2012

Os Sábios de Israel - As Eleições de Jesus


   A decisão de crer em Jesus como Filho único de Deus não é tarefa simples para nós humanos. Jesus mesmo ensinou que ninguém vai até Ele se Deus Pai não levar. Igualmente, aprendemos que somente aquele que invocar o nome do Filho de Deus irá encontrar salvação e ressurreição – Vida Eterna!
   Discernir e agir em meio aos movimentos de Deus – que nos leva pra Jesus; e assumir nosso particular movimento – crer em Jesus, não é experiência que podemos controlar. Somente, pela Fé, experimentar. Este voto de compromisso com Jesus que nas Igrejas Presbiterianas chamamos Pública Profissão de Fé, não acontece através de documento cartorial. Mas é ato de Adoração a Deus, que aquele que crê vivencia na celebração do Culto quando afirma sua fé no Salvador Jesus perante a comunidade (igreja).
   Esta complexa “eleição” de Jesus como Salvador de nossa existência carrega consigo, então, o voto e declaração daquele que crê – sua Profissão de Fé. Neste momento surge a orientação do Sábio de Israel: “É melhor não fazer voto do que fazer e não cumprir”. (Eclesiastes 5.5)
   Importa bem compreender o voto a fim de que sua obediência seja facilitada, e eficaz. As igrejas evangélicas que surgiram nos últimos 50 anos carregam consigo a ideia de um Jesus vitorioso nas causas terrenas, de sobrevivência e prosperidade do homem. As igrejas evangélicas históricas tem em sua consciência (também) a necessidade do livramento do inferno e suas dores – o que transparece no ensino que convoca pela (rápida) afirmação de Fé naquele que leva os homens ao céu.
   No entanto, o voto ao Messias dado por aquele que crê – a partir do mover divino que o levou pra Jesus; não é compromisso pra junto de Deus realizar prosperidade hoje ou livramento do inferno amanhã.  Ainda que as (boas) consequências de andar com Deus incluam tais propósitos , a declaração de Fé em Jesus não significa uma dedicação à realização destas bênçãos. A Fé em Jesus é um compromisso para Salvação de Pecados!
   A Pública Profissão de Fé e o Batismo na Igreja de Jesus representam a confiança e o compromisso de “ser e pertencer” a Jesus nos dias atuais. E Jesus... é o cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo. Assim, o voto atual, neste mundo, nesta existência, de todo que crê em Jesus - é uma Profissão de Fé no compromisso de salvação... de pecados. Salvação que acontece no arrependimento e contínuo abandono dos pecados. Salvação que acontece na busca e contínua experiência das virtudes da vida de Jesus.
   As eleições divino-humanas em Jesus são experiências de vida à qual Deus nos chama para livrar-nos de pecados (atos contrários aos mandamentos), a fim de colocar no seu lugar a prática da santidade de Jesus (Sermão do Monte). É este o voto e compromisso, profissão de fé e batismo, declaração de nossa crença em Jesus, enfim, que tem relação com a nossa vida hoje. Prosperidade e livramento do inferno são benesses que pertencem a Deus. A nós pertence o sábio voto de abandonar pecados e adquirir virtudes (do Espírito Santo). Boa eleição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário