quarta-feira, 21 de novembro de 2012

O Dia de Ação de Graças


O Dia mundial de Ação de Graças é o feriado mais importante dos Estados Unidos da América, abrindo os festejos do Natal através de reuniões familiares com o propósito de celebrar as conquistas de mais um ano de existência da nação.
A primeira celebração de gratidão a Deus pela providência divina ocorreu em 1621, na cidade de Plymouth, Massachusetts, em festa da colheita do outono que uniu os colonos ingleses aos índios da tribo Wampanoag – os quais, felizes pelo convite, levaram alimentos em gratidão aos peregrinos. 
Os migrantes ingleses chegaram à América no ano de 1620, em número aproximado de 110 colonos, sendo que pouco mais da metade sobreviveu ao primeiro inverno rigoroso. Após as dificuldades da colheita do primeiro ano os peregrinos protestantes conquistaram boa safra no ano seguinte, verão de 1621, contando com a ajuda agrícola dos indígenas locais. A liderança da comunidade orientou assim uma celebração em gratidão a Deus, originando a partir daí o Dia de Ação de Graças – Thanksgiving Day. Celebração que se repetiu nos anos seguintes, tornando-se igualmente comum em outras colônias da região. O presidente George Washington declarou o dia 26 de novembro como Dia nacional de Ação de Graças e, em 1863, o presidente Lincoln ordenou a festa para a última quinta-f do mês; até que o Congresso dos Estados Unidos da América determinou a criação do feriado nacional a ser comemorado sempre na quarta quinta-f do mês de novembro.
É preciso recordar que festivais de colheita eram tradicionais no mundo conhecido à época e desde sempre os cidadãos do leste europeu festejavam nestes moldes suas datas especiais. Os cidadãos do Reino Unido celebravam boas colheitas de trigo, cancelando a festa em tempos ruins. Em meio a este contexto, os protestantes ingleses desenvolveram o costume de organizar datas específicas de gratidão a Deus por bênçãos recebidas, normalmente em tempos de crise e logo ao chegar de dias melhores. Inicialmente celebrações comunitárias, estas festividades do outono na Inglaterra traziam consigo o hábito da entrega de cestas cheias de alimentos a fim de simbolizar a fartura das colheitas recebidas.
Hoje em dia os norte-americanos aproveitam o feriado para reunir familiares e amigos, a fim de celebrar com pratos típicos mais um ano de conquistas, a partir, principalmente da Ceia do peru; sendo que no ano de 2001, quase 90 milhões foram ceados nos USA.
Dentro deste contexto histórico, é comum aos norte-americanos festejar o Dia de Ação de Graças recordando em orações os peregrinos que iniciaram a celebração na América. Trata-se do grupo de protestantes conservadores calvinistas ingleses – os puritanos, em boa parte agricultores que deixaram a Europa devido à cultura considerada mui deturpada; indo em busca de criar na América uma sociedade pautada somente em preceitos das Escrituras.
Esta celebração de origem cristã a partir de solo norte-americano é festejada em todo o mundo como oportunidade internacional de gratidão, sendo também o momento de voltar-se a Deus enquanto doador da vida e ao próximo pela amizade e fraternidade. Este internacional Dia de Ação de Graças foi instituído em nosso país pelo presidente Gaspar Dutra no ano de 1949, por sugestão do embaixador Joaquim Nabuco; tornando-se uma data festiva especialmente nas igrejas e universidades confessionais, além de famílias de origem norte-americana.
Os cristãos, protestantes ou não, precisam melhor conhecer esta festa e mais apropriadamente festeja-la, posto que o antigo Israel de Deus tornou-se conhecido pelo entusiasmo e temor com que celebrava perante o Senhor as bênçãos constantemente recebidas da mão divina. O anúncio ousado e público afirmando o cuidado constante de Deus sobre a vida dos homens na Terra cabe mais aos cristãos do que a outrem.  
Bem sabemos que o Deus Pai soberano governa pela sua Providência as nossas vidas, ofertando-nos tudo que precisamos e ainda, no tempo devido e necessário: “Portanto, sempre que falamos de Deus como o Criador do céu e da terra, lembremo-nos que Ele retém o domínio de todas as obras das Suas mãos, e que nós somos Seus filhos, os quais Ele se empenhou em nutrir, sustentar e proteger.” (João Calvino, As Institutas da Religião Cristã)
A partir desta realidade do Governo bondoso do Senhor sobre nós na história, voltamo-nos a Ele com gratidão e louvores em celebrações e festejos e, neste propósito, o Dia de Ação de Graças é oportunidade ímpar – Bendito seja o nome do Senhor!
Essencialmente, uma reflexão fundamental aos cristãos assim que buscam Ações de Graças apropriadas a Deus, surge da percepção que o maior ato de gratidão esta exatamente em uma integral consagração como servos do Senhor Jesus. Precisa ser uma entrega em espírito e em verdade – com o lado de dentro. É preciso amar a Deus de todo coração – sentimento; de toda alma – vontades e interesse e, de todo entendimento – nosso pensar e imaginar. Tudo que somos, enfim, precisa “ser” de Deus.
Eis a perfeita atitude de “ação de graças” dos homens para com Deus. Nada mais e também, nada menos do que a convocação paulina em Romanos 12.1: “Ofereçam-se a Deus como um sacrifício vivo...”. O motivo para que todos nos tornemos propriedade de Deus é a inigualável misericórdia do Senhor do Universo, que fez recair a nossa morte sobre Cristo a fim de que pudéssemos receber d´Ele a Vida Eterna. Aleluia!
Eis o verdadeiro culto racional e inteligente, pois ao assumir o senhorio de Jesus sobre tudo que fazemos de segunda a segunda, podemos viver integralmente a vida completa que o Senhor nos provê - dádiva mor aos que creem. E assim nascem os cristãos, pois tornam-se seres de Deus em amor, pois a partir do reconhecimento grato das bondades recebidas. 
Em tempo: consagre-se mais a Deus. Viva sua vida semanal perante Ele. Seja, enfim, um bom cristão de Deus Pai – o verdadeiro doador de toda a Vida...  atual e eterna. E feliz Dia de Ação de Graças! 


Fontes:
thanksgivinday – o dia de ação de graças. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário