sábado, 3 de novembro de 2012

Ser Igreja - O Maior no Reino dos Céus

     O capítulo 18 de Mateus ensina uma só mensagem. Aliás, prestando boa atenção aos evangelhos, parece que somente uma leitura integral dos mesmos trará bom entendimento. Mas, não vamos complicar. Então, meditemos: o maior neste reinado de Jesus que avança pela terra como fermento a dominar o bolo dentro do forno, precisa antes, entrar no Reino. E aí, pra isto ocorrer, precisa agir como uma criança. Dependente e crente, confiante e entregue, grata e satisfeita pelo convite pra tomar sorvete numa tarde quente de verão.

     E logo após entrar, poderá, enfim, buscar seu lugar entre os maiorais.  Os maiorais são os que não somente agem como crianças diante do Pai, mas, tornam-se humildes como servos. Humildade como aquela de Jesus, que mesmo sendo Deus, não levou em conta este fato e fez-se homem e, depois, escravo dos homens. Eis a diferença dos reinos e a diferença dos maiorais dos reinos. Pois os maiorais de Jesus não são como os maiorais dos reinos sem Jesus, sejam impérios romanos ou norte-americanos. Não mesmo! Pois não irão dominar sobre seus pequenos, nem deles dispor sem atentar para o que fazem e acontecem encima deles. Enfim, os maiorais no governo dos humanos de Jesus são os que se dispõe ao sacrifício pessoal, a fim de que jamais atrapalhem ou desorientem os pequeninos do Reino. Cuidam para não ferir a consciência deles, como bem lhes avisou o mestre.

     Ai daqueles por quem entram os pecados na igreja - e pior, afastando e mal acostumando os pequeninos aprendizes de Jesus. Cuidado, não desprezem nenhuma das crianças de Deus. Ao contrário, vão em busca delas, onde e como estiverem. Por isso mesmo, após entrar no império do seu amor e também buscar um lugar entre seus maiorais, os seguidores de Jesus precisam, agora, treinar e amadurecer... na humildade - o valor maior dos maiorais daquele que é o maior. São chamados a buscar os afastados e perdidos, os desenganados e desprezados, os julgados e condenados - especialmente aqueles sobre quem a justiça foi feita com correção e verdade. É sério. Isto porque, os maiorais do reino de Jesus precisam, vez ou outra, servir-se da humildade dos espirituais pra avisar aos pecadores os seus pecados. Devem procura-los e avisar do pecado. E aí, se ouvidos forem, podem ganhar o irmão para a intensidade do Reino da verdade.

     Mas, se não forem ouvidos, então os maiorais se reúnem em dois ou três e afirmam ao pecador rebelde e desobediente que, sim, ele é considerado um pecador rebelde e desobediente diante de Deus. Afaste-se  de Deus e dos seus, avisam-no os maiorias. E o próprio Jesus confirmará a sentença, pois estará no meio dos dois ou três maiorais que cuidam - bem, do Reino. Finalizando o processo e a caminhada, os maiorais humildes do reino irão deixar as noventa e nove amizades da igreja lá na igreja, e vão atrás daqueles que, provavelmente foram afastados justamente - mas agora, são chamados a voltar. Também justamente - pela Justiça de Jesus. Isto depois de comerem o pão que o outro amassou. Mas agora, lhes será oportunizado pelos maiorais do Reino, o Pão do céu. Graça!

     Os maiorais fazem assim porque entraram no reino como crianças, aprendendo tudo de Jesus e agindo como Ele em tudo; e, também, porque são humildes o bastante pra abandonar qualquer orgulho ou honra pessoal perante os pecados e pecadores deste mundo. Principalmente até, perante os pecadores que contra eles próprios pecaram. Perdoem-nos, logo, diz o Senhor. Pois assim faz o Pai de vocês que está nos céus. O Deus Pai vive pra perdoar e se aproxima de tudo e de todos, ofertando perdão, pra ver se consegue ao menos ganhar alguns para o Reino do seu Filho. Pois o Deus Pai cuida do Reino - e as pessoas é que são o Reino! Jesus também cuida. Os maiorais de Jesus também cuidam. Eis o ensino único de Mateus 18: Cuidem do Reino de Jesus - suas pessoas!

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário